PROGRAMA

 

 

Iniciamos o programa da Alquimia Feminina na Lua Nova, regida pela energia da anciã: sábia, curandeira, bruxa.

Esta fase corresponde ao nosso inverno interior e por isso sentimo-nos mais introspetivas, refletivas, sensíveis e vulneráveis.

 

Temas e atividades desenvolvidas

 

COMO PREENCHER A MANDALA LUNAR

 

A Mandala Lunar é um diário menstrual que nos ajuda a mapear o ciclo interno de uma forma simples, prática e eficaz. 

Combinando alguns indicadores, podemos facilmente detetar o nosso período fértil, planeando ou evitando uma gravidez, respeitando e honrando todas as emoções agregadas às transformações físicas que decorrem ao longo do mês. 

 

PLANTAR A LUA

Sempre que menstruas, o teu corpo não só está a cumprir a sua função natural como também um acto sagrado. O sangue chega para nos limpar energicamente e libertar o que não nos serve mais.

Doar o sangue à terra conecta-nos à natureza e faz-nos compreender, sacralizar e reverenciar os nossos próprios ciclos. 

 

COMUNICAR ATRAVÉS DA ARTE*

Vamos explorar a técnica de cerâmica para criar uma peça/amuleto que active e simbolize a nossa essência divina, relembrando que somos seres espirituais a viver uma experiência terrena. 

*Esta prática será guiada pela Deborah Jovanovic

 

 

Na 2ª semana, iremos trabalhar sob a energia da Lua Crescente regida pela donzela virginal, jovem, guerreira. 

Esta fase corresponde à nossa primavera interior e sentimo-nos expansivas, dinâmicas, independentes e sensuais.

 

Temas e actividades desenvolvidas

SENSUALIDADE E MOVIMENTO*

Sensualidade significa disponibilidade de sentir. A sensualidade gera na mulher uma elevada auto-estima, fazendo sentir-se mais bonita e poderosa.

Vamos trazer toda a atenção para o corpo, para a linguagem corporal, explorando o movimento com práticas de Yoga, dança e respiração. Quando fazemos isto, activamos e estimulamos os 5 sentidos a fim de despertar a sensualidade que nos guia ao centro da nossa energia feminina e poder pessoal. 

*Esta prática terá a colaboração da Catarina Esteves

 

 

Na 3ª semana iremos trabalhar sob a energia da Lua Cheia, regida pela mãe, imperatriz, guardiã.

Esta fase corresponde ao nosso verão interior e sentimo-nos no auge da nossa energia, comunicativas, expansivas, plenas.

 

Temas e actividades desenvolvidas

VULNERABILIDADE E MERECIMENTO*

Vulnerabilidade é o centro da vergonha e do medo mas também é a origem da alegria, criatividade, pertença e amor. Ser vulnerável é ser corajoso, é escolher o desconforto de nos expormos.

Através de práticas e rituais ancestrais, vamos expor-nos e entregar-nos para sermos cuidadas e nutridas, convidando a gentileza e a total rendição.

*Esta pratica terá a colaboração da Catarina Esteves 

BRILHO PESSOAL

No período fértil sentimo-nos mais bonitas, sentimos vontade de nos vestirmos e arranjarmos melhor. 

A proposta é, utilizando a maquilhagem, explorar texturas, cores e formas, redefinindo a maneira como cuidamos de nós próprias e como nos vemos, ressignificando o embelezamento e adorno e trazendo uma maior autonomia no cuidado pessoal, assim como uma maior ligação e entendimento de nós mesmas. 

Relembrando que, como tantas outras artes, a maquilhagem é uma forma de comunicação e expressão!

 

Na 4ª e última semana iremos trabalhar sob a energia da Lua Minguante, regida pela feiticeira, maga, sacerdotisa, mulher alquimia.

Esta fase corresponde ao nosso outono interior e sentimo-nos novamente introspectivas, misteriosas, intuitivas, mágicas.

 

Temas e actividades desenvolvidas 

NATUREZA DIVINA

O convite é para nos aproximarmos da nossa natureza interna através do conhecimento das plantas, flores, raízes e resinas, criando uma ligação profunda com a Terra e entrando em contacto directo com toda a sinfonia cósmica da natureza.

ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE*

“Somos aquilo que comemos, bebemos, pensamos e sentimos”

O objectivo é ressignificar a relação emocional que temos com a alimentação respeitando a individualidade de cada corpo e organismo, consciencializando-nos dos benefícios que cada alimento traz a determinado órgão e promovendo um sistema alimentar saudável e regenerativo.

*Esta prática será guiada pela Matilde Salema

 

“A mulher moderna está a recordar que é sagrada, que é filha da terra, que é cíclica, real, e que tem em si todo o poder da criação”

SIGN UP

Welcome to Feminine Alchemy